" Mas na profissão, além de amar tem que saber. E o saber leva tempo para crescer."
Rubem Alves

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meio Ambiente



PROJETO MEIO AMBIENTE
PROBLEMA: O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso planeta e conseqüentemente termos uma melhor qualidade de vida?
Objetivos gerais:
Desenvolver a construção de atitudes de corresponsabilidade para a preservação do planeta terra, com equilíbrio ecológico e com desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Aprender conceitos relacionados a questões de meio ambiente.
• Conhecer processos de industrialização de elementos da realidade contemporânea.
• Conhecer conceitos referentes ao ciclo de produção da natureza.
• Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
• Incorporar a rotina da coleta seletiva.
• Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente
• Desenvolver um olhar crítico quanto ao consumismo
• Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem qualidade de vida para os seres vivos.
ÁREAS ENVOLVIDAS:
Linguagem, Natureza e Sociedade, Matemática, Formação pessoal, Artes
CONTEÚDOS:
• Plantio de canteiro de hortaliças e de flores
• Confecção de espantalho
• Cuidados com o minhocário
• Manutenção da caixa de compostagem
• Coleta seletiva no espaço da Eduação Infantil e 1º.ano do
Ensino Fundamental
• Proteção e cuidado com as plantas e os animais
• Movimentos de economia e consumo – Detetives do desperdício
• Cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
• Trabalhos com escolha, independência, autonomia, promovendo a auto-estima.
• Comunicação e expressão para participação em ações coletivas.
• Realização de ações individuais construtivas.
• Valorização do meio social cultural e natural.
• Busca bibliográfica para os interesses e dúvidas que surgirem sobre o tem abordado.
• Leitura de textos específicos de orientações a procedimentos e experiências científicas.
• Visita a locais específicos para pesquisa de campo e experiências, como laboratório.
• Registro da eleição das hortaliças a serem plantadas.
• Registro diário do desenvolvimento do plantio.
• Escrita de bilhetes para solicitações como: visita ao laboratório, visita ao sucateiro, roupas e adereços para a confecção do espantalho.
• Leitura e interpretação de textos científicos.
• Confecção de tabelas, como de crescimento de um elemento plantado.
• Classificação dos elementos plantados.
• Desenho e pintura como forma alternativa de registro de atividade.
• Busca de informações junto aos pais e familiares.
• Troca de informação no ambiente escolar e outros.
RECURSOS:
Aquários e material para montagem de um terrário, material para confecção de bebedouros e comedouro para pássaros, mural, confecção de folder informativo, amassador de latas, latões de lixo específicos para coleta seletiva.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante o processo , através da participação do aluno, produções feitas por ele e pela observação da professora tutora a Auxiliar. Para os registros , produziremos fichas adequadas , com critérios estabelecidos, com base nos objetivos específicos planejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário