" Mas na profissão, além de amar tem que saber. E o saber leva tempo para crescer."
Rubem Alves

terça-feira, 3 de maio de 2011

Escrita Espelhada - Parte II


Atividades para Escrita Espelhada e Disgrafia
- Pegue uma caixa raza tipo de camisa de gola masculina e coloque areia (clara, fina, peneirada e limpa) rasa de forma que o dedo toque a base. Peça que usando o dedo indicador escreva da mesma maneira que você, letras e números. Fique do lado dele e escreva na caixa e ele faz junto com você.
- Utilize a lousa mágica da mesma maneira.
- Passe tinta num pedaço de vidro temperado e peça que ele também utilizando o indicador faça as letras e números.
- Compre aquelas lixas mais finas de lixar madeira ou parede (que não machuque o dedo) e escreva as letras com giz de cera em tamanho grande, você irá precisar de umas 3 ou 4 lixas. Em cada lixa dá para escrever umas seis letras cursivas ou números. Peça que ele passe o dedo em cima de cada uma 3 vezes contornando no sentido correto. Ao terminar cada uma ele vai escrevendo no papel a letra que acabou de contornar.
- Quando ensinar a letra vá associando com algo conhecido ou engraçado. Por exemplo quando fizer o v diga "começa pelo bico desce, sobe e faz a asa. O p sobe, desce, sob pelo mesmo lugar e faz a corcunda etc
- Desenhe a letra grande no papel. Com um pedaço de barbante a criança irá colar o barbante na letra no sentido que se escreve. Pode ser jogando glitter.
- Associado a isto compre aqueles livrinhos de atividades tipo caligrafia que vem com as letras para ele cobrir e depois fazer sozinho.
- Enfim você pode criar outras idéias neste sentido.

Criado por Simaia Sampaio

Um comentário:

  1. Olá! Pesquisando blogs por este mundo virtual a fora, me deparei com este blog super fofo! Estou iniciando neste mundo blogueiro e tb em luta para iniciar na educação. Estou te seguindo!!! Bjinhus. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir