Embrião
De início são células indiferentes que se dividem; só no útero se transformarão no embrião. Na terceira semana gestacioanl, ocorre a diferenciação do tecido celular que originará o encéfalo; na quinta, formam-seos hemisférios cerebrais ( o esquerdo relacionado à linguagem e ao pensamento lógico; o direito às funções vísuo-espaciais). Surgem respostas motoras reflexas e, na sétima semana, movimentação espontânea da coluna vetebral.
Feto
Entre o segundo e o quarto mês de gravidez ocorrem a proliferação de células nervosas e o aumento cerebral. Na 12ª semana o feto já reage a sons, em eswpecial à voz materna, e à temperatura. Na 16ª semana responde a estímulos luminosos e à dor. Surgem a sucção e a discriminação de sensações gustativas. Com o desenvolvimento do encéfalo, reações a estímulos tormam-se mais elaboradas.
0 a 2 Meses
O cérebro tem um terço do tamanho daquele do adulto, e a quantidade e eficiência dos circuitos neurais em formação dependem de estímulos. Das 16 horas dormidas, 50% são de sono REM, importante na consolidação de memórias e na temorregulação corporal. Enxerga com nitidez apenas o que está a 30 cm dos olhos. Ainda não tem consciência de si e das coisas, funciona como extensão do corpo que dele cuida. Tem preferências pelo cheiro materno; a voz feminina tem efeito tranquilizador sobre ele. Os gestos e o olhar direcionados ao filho pela mãe são fundamentais para inseri-lo no campo da linguagem, mesmo antes de articular palavras. Com um mês, emite sons guturais, que em algum momento perceberá serem produzidos por ele mesmo. Aos 2 meses, reconhece familiares, acalma-se ao ouvir vozes e esboça sorrisos.
3 a 5 Meses
Aos 3 meses começaa perceber a assimetria corporal e a ter maior controle motor do corpo. Procura objetos removidos de seu campo de visão. Aos 4 meses produz e imita sons. Ri e expressa desagrado, balança objetos sonoros para escutá-los. Com 5 meses aumenta a interação com as pessoas. Consegue discemir a voz doce es áspera.
6 a 8 Meses
No sexto mês, percebe a própria imagem corporal de forma unificada, etapa decisiva para o desenvolviemnto subjetivo. Início da diferenciação mãe-filho, com a entrada de mediadores, base da futura socialização. Aos 8 meses, experimenta a angústia de separar-se da figura de apego: desconfia de estranhos. Já diferencia o "eu" do meio. Compreende o significado da palavra "não". Fala sílabas dobradas, base para a aprendizagem dos sons e palavras.
9 a 11 Meses
Achar objetos escondidos torna-se brincadeira a partir dos 9 meses, quando é capaz de imitar e repetir sons silábicos. Aos 10 meses, começa a definir a mão dominante. Aos 11 meses volta a suportar a solidão. "Dá" objetos pedidos, mas sem soltá-los. A motricidade mais fina bem desenvolvida e já caminha com apoio.
1 Ano
As atividades cerebrais e o metabolismo ganham impulso. O lobo frontal, responsável po linguagem e raciocínio, está bem desenvolvido. Está pronto para a fala e percebe com maior rapidez os fonemas usados em seu meio. A pronúncia é o primeiro aspecto da linguagem qua se fixa no cérebro. As palavras expressam desejo e podem equivaler a uma frase inteira. Define-se o tipo de apego que terá com o cuidador. A partir do 13º mês, usa muito a palavra "não". Imita os adultos, começa a rabiscar. A partir do 16º mês repete o que ouve, cantarola, aprende a montar quebra-cabeças. Pode ser estimulado no controle dos esfíncteres. No 20 mês, percebe a função simbólica da fala e forma frases com duas palavras.
2 Anos
A superfície cortical já atingiu o tamanho da de um adulto, mas seu cérebro faz o dobro de sinapses e consome o dobro de energia. Concentra-se apenas por 5 minutos em uma atividade. Monta frases de três palavras. Diferencia "eu" e "você". Manifesta ciúmes e tenta impo vontades.
3 aos 5 Anos
Substitui a relação física de apego com a mãe pela linguagem e brincadeiras com outras crianças. Até os 3 anos, uma única rede neural torna fácil o aprendizado de mais de uma língua (depois, haverá uma rede para cada uma, dificultando o processo). A criança de 5 anos compreende as regras sociais, mas não o sentido dos princípios que regem, o que ocorrerá por volta dos 8 anos. Faz o uso de verbos no indicativo e no futuro, de adjetivos e preposições e produz todos os fonemas de sua língua. Seu vocabulário tem, em média, 900 palavras.
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